Dia Internacional da Língua Materna


 

“A ideia de celebrar o Dia Internacional da Língua Materna foi uma iniciativa do Bangladesh. Foi aprovado na Conferência Geral da UNESCO de 1999 e tem sido observado em todo o mundo desde 2000.

A UNESCO acredita na importância da diversidade cultural e linguística para as sociedades sustentáveis. É dentro de seu mandato de paz que trabalha para preservar as diferenças nas culturas e línguas que promovem a tolerância e o respeito ao próximo.

Diversidade linguística está cada vez mais ameaçada à medida que mais e mais línguas desaparecem. Globalmente, 40% da população não tem acesso a uma educação em uma língua que fala ou entende. No entanto, estão sendo feitos progressos na educação multilíngue baseada na língua materna, com crescente compreensão de sua importância, particularmente na educação precoce, e mais compromisso com seu desenvolvimento na vida pública.

Sociedades multilíngues e multiculturais existem através de suas linguagens que transmitem e preservam os saberes e culturas tradicionais de forma sustentável."

 

MENSAGEM DO DIRETOR-GERAL

"A tecnologia pode fornecer novas ferramentas para proteger a diversidade linguística. Tais ferramentas, por exemplo, facilitando sua disseminação e análise, permitem-nos registrar e preservar linguagens que às vezes existem apenas na forma oral. Simplificando, eles fazem dos dialetos locais uma herança compartilhada. No entanto, como a Internet representa um risco de uniformização linguística, também devemos estar cientes de que o progresso tecnológico servirá ao plurilingualismo apenas enquanto fizermos o esforço para garantir isso".

— Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Língua Materna





Vem Ler na Biblioteca Escolar:


"Voltei ao sítio, já o Sol se pusera, lancei o anzol e esperei. Não creio que exista no mundo um silêncio mais profundo que o silêncio da água. Senti-o naquela hora e nunca mais o esqueci"

Comentários