Porque é feriado no dia 5 de outubro em Portugal?
"A partir de 5 de outubro de 1910, Portugal deixou de ser uma monarquia e passou a ser uma república – celebra-se assim o dia da Implantação da República. Ou seja, deixou de haver monarcas a governar o país, mudou-se a bandeira, o hino e o regime político.
A mudança começou um pouco lá atrás, nos finais do século XIX, na sequência de um crescente descontentamento do povo perante a governação pouco enérgica ou eficiente do soberano, o rei D. Carlos, que levou à criação de um partido político favorável à mudança de regime, abolindo-se a monarquia – o Partido Republicano Português (PRP). Este partido foi ganhando cada vez mais adeptos, ao mesmo tempo que aumentava a instabilidade em todas as instituições e na sociedade em geral, sentindo-se o desgaste do regime político.
Em 1 de fevereiro de 1908, o rei D. Carlos e o seu filho mais velho foram mortos com tiros na Praça do Comércio, em Lisboa. Tratou-se de golpe de estado que se designa por regicídio (assassinato de um monarca). O filho mais novo do rei, D. Manuel II, sucedeu ao pai, mas a instabilidade política e social aumentou de tal maneira que os republicanos se impuseram pela força, com a ajuda do exército e da marinha e a família real portuguesa foi obrigada a partir para o estrangeiro.
Assim, a 5 de outubro de 1910, às 9 horas, a República foi proclamada nos Paços do Concelho de Lisboa, edifício onde se localiza a Câmara Municipal.
Após a proclamação da República, foi criado um governo provisório chefiado por Teófilo Braga. Em agosto de 1911 foi aprovada uma nova Constituição, tendo início a Primeira República Portuguesa.
O primeiro presidente da República foi Manuel de Arriaga (1840-1917), eleito pelo Parlamento a 24 de agosto de 1911."
Com esta mudança foram alterados alguns símbolos do País, como o hino e a bandeira nacional, que passou de azul e branca para verde e vermelha.
Comemorações do 5 de Outubro
Neste dia, há desfiles militares e diversas iniciativas por todos o país, particularmente na capital. Normalmente, as Comemorações oficiais acontecem na Praça do Município em Lisboa, com discursos do presidente da República, do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, entre outras personalidades da vida política portuguesa. As comemorações incluem ainda uma cerimónia em que é hasteada a Bandeira Nacional ao som do Hino, tocado pela Banda da GNR."
Texto de Maria José Pimentel
Comentários
Enviar um comentário