BIODIVERSIDADE: A CONSERVAÇÃO FAZ A DIFERENÇA



       


 "São perto de 500 as espécies ameaçadas em Portugal, de acordo com a lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), atualizada no final do ano passado. Este número coloca o país no segundo lugar europeu no que toca a mamíferos e plantas em risco, apenas atrás de Espanha, e terceiro no que toca a peixes e répteis. Desde a anterior atualização, 17 animais integraram a categoria das espécies “severamente ameaçadas” e nove espécies (seis de animais e três de plantas) desapareceram do nosso país.

A Lista Vermelha da IUCN revela que existem em Portugal 78 espécies de peixes em perigo, 15 de mamíferos, 16 de aves, cinco de répteis, três de anfíbios, a que se juntam moluscos e invertebrados, 144 espécies de plantas e 10 de fungos, num total de 488. Têm o estatuto de “criticamente em perigo” 107 animais e 33 plantas; contam-se como “ameaçados” 94 animais e 54 plantas, número que sobe, respetivamente, para 133 e 57 na categoria dos “vulneráveis”. No total, são perto de 2 500 espécies de animais e mais de 800 plantas que correm algum tipo de ameaça em Portugal.

Mas há também a registar a recuperação que algumas destas espécies ameaçadas têm vindo a registar, através das ações de conservação desenvolvidas, como é o caso do lobo-marinho (Monachus monachus), do lince-ibérico (Lynx pardinus), da águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti) e do priolo (Pyrrhula murino).  Continuam ameaçadas, mas tem-se assistido ao crescimento da população (nas três primeiras) ou à sua estabilização, como acontece com o priolo. O caso mais flagrante é o da águia-imperial-ibérica (um endemismo ibérico), que chegou a ser dada como extinta, mas que regressou e conta hoje com 17 casais. Classificada como “vulnerável” na Lista Vermelha, tem o estatuto de “criticamente em perigo” a nível nacional.

Exclusiva da Península Ibérica, a águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti) é uma das aves de rapina mais ameaçadas da Europa e está entre as mais raras do mundo.

Esta águia de grande porte pode atingir 2,10m de envergadura, 80cm de comprimento e entre 3.5 e 5kg de peso, sendo as fêmeas sempre um pouco maiores que os machos.

Possui um bico e garras extremamente fortes e aguçados, e plumagens bastante distintas ao longo dos primeiros anos de vida. Os adultos são identificáveis pela sua cor castanho-escuro quase negro com um bordo branco que delimita as asas a partir dos ombros, e pela cauda cinzenta com uma barra terminal larga de cor preta."









           

Comentários