Hans Christian Andersen
Hans Christian Andersen, escritor dinamarquês, nascido em 1805 e falecido em 1875, é o autor de contos de fadas mais conhecido mundialmente. Enquanto que as peças de teatro, romances, poemas, livros de viagem e muitas biografias que escreveu só são conhecidos na Dinamarca, os seus "Contos" (1835-1872) encontram-se traduzidos em muitas línguas. Entre os mais famosos destacam-se "O Patinho Feio", "A Sereiazinha" e "A Rainha da Neve".
Mas, Andersen escreveu mais de 156 contos de fadas, autobiografias, romances, peças de teatro, poesia, relatos de viagem. Toda a sua obra estava direcionada tanto para as crianças como para os adultos. As suas criações são ainda hoje fonte de inspiração e de novas reflexões.
H.C. Andersen era e continua a ser um poeta insuperável. A sua obra é fascinante pela abrangência e por ter sido traduzida em inúmeras línguas. Esta popularidade reflete a capacidade única da sua poesia evocar emoções profundas nos seus leitores, independentemente da idade, sexo ou cultura.
A sua produção literária composta de relatos de viagens, poemas, romances e dramas é, sem dúvida, notável pela prodigalidade e qualidade.
PNL
"Sinopse: Há muitos, muitos anos, o Imperador da China prendeu numa gaiola um pequenino e cinzento rouxinol cujo canto a todos maravilhava, mas que um dia fugiu enquanto era substituído por um cintilante e dourado rouxinol artificial, que todos preferiram no palácio imperial. Anos depois, o Imperador ficou gravemente doente e então percebeu que só a música verdadeira do rouxinol vivo o poderia salvar..."
Comentários
Enviar um comentário