3 de março: dia mundial da vida selvagem


 "Mostrar o poder da conservação da natureza neste Dia Mundial da Vida Selvagem, celebrado a 3 de Março, foi a razão de a ONU ter escolhido o lince-ibérico como uma das espécies simbólicas para marcar esta data.

A ONU salienta que o lince-ibérico (Lynx pardinus), “um predador crucial nos ecossistemas mediterrânicos”, tinha há 20 anos uma população mundial de apenas 94 animais. Foi “um programa de recuperação que permitiu que o número de linces-ibéricos subisse para mais de 1.100, mostrando assim o poder da conservação” da natureza.

Este esforço de conservação, que há década une Portugal e Espanha, tem apostado na reprodução da espécie em cativeiro – em cinco centros ibéricos, um deles em Portugal, o Centro Nacional de Reprodução do Lince-ibérico (CNRLI), em Silves – e na melhoria dos habitats e sua ligação entre si.

Mas, apesar de já não ser uma espécie classificada pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) como Criticamente Em Perigo de extinção, o lince-ibérico continua a ser uma espécie Em Perigo.

Para celebrar o sucesso de conservação deste felino, a ONU escolheu a imagem do lince-ibérico para um dos posters oficiais deste Dia Mundial da Vida Selvagem de 2022, cujo tema é “Recuperar espécies chave para restaurar ecossistemas”.

Comentários