26 de janeiro: "Dia Mundial da Educação Ambiental"




 Hoje celebra-se o Dia Mundial do Ambiente, data que teve origem em junho de 1972 através da Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (também conhecida por Declaração de Estocolmo). A efeméride surgiu da necessidade de implementar princípios comuns à sociedade, a fim de se contribuir para a preservação do Meio Ambiente.

“Os recursos naturais da terra, inclusive o ar, a água, a terra, a flora e a fauna e especialmente amostras representativas dos ecossistemas naturais, devem ser preservados em benefício das gerações presentes e futuras, mediante uma cuidadosa planificação ou ordenamento”

A educação ambiental torna-se assim uma necessidade fundamental em todo o mundo, para que em conjunto consigamos manter o bem-estar ambiental e a conservação dos recursos naturais do Planeta. Todas as gerações precisam de ter um papel sério e eficiente na luta por um futuro mais verde e resiliente."    


Explica Oliver Jeffers, no seu livro AQUI ESTAMOS NÓS “Somos muitos a viver nesta Terra” por isso é preciso ser “gentil”. Para todos, animais incluídos: “Eles não falam, mas isso não quer dizer que não devamos tratá-los bem.”: sobre características morfológicas e geográficas (terra, mar, plano, seco), sobre o céu e a atmosfera (constelações, “desenhos de estrelas"; chuva, “água a cair") e sobre os seres humanos. “Há pessoas de todas as formas, tamanhos e cores. Podemos parecer diferentes, fazer coisas e sons diferentes… mas não te deixes enganar, somos todos pessoas”. “Somos muitos a viver nesta Terra” por isso é preciso ser “gentil”. Para todos, animais incluídos: “Eles não falam, mas isso não quer dizer que não devamos tratá-los bem.”
                                                 Uma obra cheia de lições! 

                                                     Deixamos  o desafio!


Comentários